• image

Alimentação saudável é um dos pilares dos atletas para atingir seus objetivos.

2 de DEZEMBRO de 2019

Assim como treinamentos e aprendizados contínuos sobre cada modalidade, a nutrição também é fundamental para a vida e desempenho do atleta. De maneira geral além de se preocupar com o rendimento do atleta, deve-se também se preocupar com a sua saúde. Para os atletas, que geralmente tem um alto gasto calórico o fato de consumir frituras, gorduras saturadas e doces em excesso também devem ser evitados. Não existem proibições, mas bom senso e disciplina principalmente em certas fases de treinamento, por exemplo, em fases de competições. Alimentos pesados como carne vermelha devem ser evitados no dia da prova.

Uma má alimentação pode comprometer o rendimento e o desempenho do profissional, e em alguns esportes (talvez na maioria deles) onde existe alta competitividade, a alimentação pode fazer toda a diferença! O esportista deve se alimentar corretamente para garantir resultados positivos e até mesmo evitar problemas como lesões e gripes.
O corpo do atleta pode ser figuramente comparado a uma máquina que precisa gerar energia adequada para a realização dos treinos pesados e competições. Desta forma é indispensável que o combustível, no caso a alimentação, seja adequado. A dieta ideal para cada atleta, depende de vários fatores como por exemplo o peso, idade, gênero, percentual de massa muscular e de massa gorda, modalidade, objetivos e o calendário da temporada. Por este fato o ideal é procurar um profissional competente, que compreenda a necessidade de cada um e monte uma alimentação nutricional que supra todas suas necessidades.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/