• image

A evolução da Bola de Futebol!

3 de AGOSTO de 2021

O surgimento da bola de futebol não foi de uma hora para outra e nem seu material era como é atualmente, muitas coisas avançaram ao longo do tempo e é sobre isso que vamos falar hoje! 


Já parou para pensar que a bola que é utilizada hoje sempre chega ao final do jogo intacta, mas será que era assim antigamente? Vem com o Na Cara do Gol e juntos descobriremos! 


No final do século XX o inglês Charles Miller trouxe a primeira bola para o Brasil, mais ou menos no ano de 1894 e ela era um tanto estranha já que era feita de couro com uma costura bem grossa no centro, e devido ao material especificamente com os cordões que foram costurados no centro dela muitos jogadores saiam machucados quando tentavam cabecear a bola, pois a costura sempre atingia a testa. 


Mas como tudo evolui essa bola ficou para trás no ano de 1953, ano este em que ocorreu a primeira Copa do Mundo, a bola ainda era feita de couro, mas já não possuía aqueles cordões que deixavam os jogadores machucados, mas em compensação o terror dos jogadores nesta época era quando chovia, pois a bola se tornava muito pesada para chutar justamente porque o couro enchia de água. 


Com o avanço dos anos a bola também foi se modificando, na década de 60 e 70 o material continuava quase o mesmo, ainda era feito de couro, porém era um couro impermeabilizante que não sofria com as chuvas e nem enchia de água. 


Na década de 80 a atenção dos jogadores foi toda para a mais nova bola, materiais sintéticos começaram a dar um novo aspecto visual para a bola e a durabilidade era maior. 


Mas nos anos 90 com a chegada do polímeros tudo mudou, inclusive o peso da bola que ficou mais leve e fácil de chutar, e até hoje temos essa bola é utilizada nos gramados, pois facilitam e muito a precisão do chute. 


Quer saber mais sobre o mundo do futebol? Continue acompanhando mensalmente o Blog do Na Cara do Gol, todos os meses novas notícias e artigos sobre essa paixão que nos une que é o futebol é publicado. 


Veja outros artigos clicando aqui: https://nacaradogol.com.br/blog.html